Galerias
 
 
Programa Semeando o Bem
O programa Semeando o Bem foi criado pelo Instituto Algodão Social (IAS) em 2011, com objetivo de incentivar os produtores associados à Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão) a elevarem o nível de comprometimento com as ações sociais e ambientais em seus negócios agrícolas. Uma forma de reconhecer esses produtores comprometidos com a prática da Responsabilidade Social e Gestão Sustentável foi a criação do Prêmio Semeando o Bem, que é concedido a cada dois anos às melhores "iniciativas do bem".


Já na primeira edição da premiação, em 2012, o IAS, com suas equipes técnicas, visitou quase 200 fazendas em Mato Grosso. O resultado da força-tarefa foi o registro de dezenas de iniciativas sociais e ambientais, entre as quais 17 receberam o troféu Semeando o Bem durante solenidade comemorativa do 15º aniversário da Ampa, após serem avaliadas por uma Comissão Julgadora independente. Também foram premiados na ocasião 10 grupos empresariais por seu Desempenho Social e Ambiental.

Inicialmente, o concurso premiava em cinco categorias, sendo elas Esporte, Lazer e Recreação; Saúde e Educação, Filantropia, Meio Ambiente, Segurança Alimentar. A partir da segunda edição do prêmio, foram acrescentadas as categorias Cultura e Ações Diferenciadas; Educação e Saúde passaram a ser categorias distintas. Na edição 2014, também foram entregues troféus Honra ao Mérito a pessoas que se destacaram como autores ou beneficiados por projetos inscritos.

Confira abaixo os tipos de projetos que podem ser aplicados a cada categoria:

Saúde: Reconhece ações voluntárias ou mistas, como acesso a consultas, atendimento médico ou hospitalar, aquisição de medicamentos, participação em planos de saúde, realizadas de forma diferenciada em benefício dos colaboradores, seus familiares ou da comunidade, ou a criação de estruturas de apoio para atendimento em casos situações de emergência, primeiros socorros e casos de doença para atendimento a colaboradores e familiares.

Educação:
Ações na forma de apoio logístico ou financeiro para colaboradores e seus familiares, que estejam cursando o ensino fundamental, segundo grau, superior, de extensão, capacitação ou profissionalizante. Ou ações na forma de construção de creches, alfabetização de adultos ou cursos de capacitação técnica ou de informática ministrados na fazenda.

Meio Ambiente:
Qualquer ação relacionada à conservação e proteção do meio ambiente, como as de orientação e conscientização, por meio da produção e distribuição de material sobre a importância da preservação do meio ambiente para colaboradores, familiares e alunos das escolas da comunidade; realização da Semana Ambiental na fazenda; ou ações ligadas à gestão da destinação do lixo e dos resíduos sólidos, reciclagem, reuso, logística reversa, coleta seletiva e outros meios afins.

Esporte e Lazer:
Disponibilização de estruturas esportivas, áreas de recreação e academias de ginástica ao ar livre, destinadas a utilização pelos colaboradores, seus familiares ou pela comunidade; organização e participação em torneios esportivos locais ou regionais; estruturas de entretenimento para crianças e programas de incentivo a prática da ginástica laboral. Ou ainda apoio financeiro, material e logístico para atletas ou esportistas amadores destacados entre os colaboradores ou no entorno social.

Cultura:
Realização de eventos culturais, palestras, exibição de filmes, e a disponibilização de espaços para biblioteca, sala de leitura de livros, revistas, jornais ou outros materiais audiovisuais instrutivos e culturais são exemplos de projeto desta categoria.

Filantropia:
Enquadram-se nesta categoria ações filantrópicas representadas por doação financeira ou material em benefício de famílias ou pessoas carentes, entidades assistenciais sem fins lucrativos.

Educação e Segurança Alimentar:
Ações como palestras e cursos de orientação sobre a boa nutrição e reeducação alimentar e cuidados com a saúde, em benefício dos colaboradores, seus familiares ou da comunidade, ou ações diferenciadas na área da alimentação, como pela implantação e manutenção de hortas e pomares comunitários que agreguem segurança alimentar aos colaboradores e ao pessoal residente na fazenda.

Ações Diferenciadas:
Qualquer ação de natureza social ou ambiental que tenha relevância e reconhecimento dos colaboradores, seus familiares, da comunidade ou da sociedade em geral. Os projetos dessa categoria não podem se enquadrar em nenhuma das outras citadas.

 
Fotos Videos
2ª edição do Prêmio Semeando o bem
4ªJornada de Atualização em Cuiabá 28.11.13
4ªJornada de Atualização em Sorriso 27.11.13
Mais  Fotos
 
 
 
Institucional Notícias Sustentabilidade
Quem Somos Fale Conosco Programa Semeando o Bem
Histórico   Programa Fazenda Saudável
Missão, Visão e Valores Galerias Programa ABR
  Fotos Sistema BCI
  Vídeos  
Diretoria Legislação Publicações
     
     
 
IAS - Instituto Algodão Social
Rua Engº Edgard Prado Arze, nº 1.777, Qd 03 - Setor A, Edifício Cloves Vettorato, Centro Político Administrativo - CEP 78049-015
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil - +55 (65) 3322-0001

2012 - Todos os direitos reservados