Galerias
 
 
Quem Somos
 

O Instituto Algodão Social (IAS) é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos associados da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) com o objetivo de orientar os cotonicultores sobre a legislação trabalhista e a ambiental.

Instituições como o Ministério do Trabalho e Emprego, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Instituto Ethos contribuíram com sugestões para que a Ampa criasse uma entidade que pudesse orientar seus associados a conhecerem e implantarem as leis trabalhistas e de segurança do trabalho em suas fazendas.

Também são parceiros desde a fundação do IAS a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea) e a Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região/MT.

O compromisso da Ampa com a sustentabilidade levou o IAS a planejar etapas para a implantação gradativa dos pilares social, ambiental e econômico. A partir de uma avaliação inicial, o IAS pautou o seu trabalho tendo como meta a elevação do nível de conformidade legal das fazendas em relação às leis trabalhistas e às normas de segurança do trabalho.

O órgão também procura levar aos associados da Ampa informações sobre a legislação ambiental (respeito às Áreas de Preservação Permanente - APPs e de Reserva Legal, por exemplo) e estimula a implementação nas fazendas produtoras de algodão de práticas sustentáveis do ponto de vista do meio ambiente, tais como a coleta seletiva do lixo, reciclagem e cuidados com a instalação de depósitos de produtos agroquímicos. 
São objetivos do IAS:

1.  Conscientizar o produtor sobre a importância da adoção dos novos paradigmas do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social do empreendedor rural;

2.   Orientar e auxiliar o produtor no cumprimento das Normas de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho (NR 31) e Segurança em Espaços Confinados (NR 33), da CLT e da Legislação Trabalhista rural;

3.   Proporcionar segurança jurídica nas relações trabalhistas, levando o conhecimento legal a todos os associados;

4.   Democratizar os custos do processo de certificação






Fotos Videos
2ª edição do Prêmio Semeando o bem
4ªJornada de Atualização em Cuiabá 28.11.13
4ªJornada de Atualização em Sorriso 27.11.13
Mais  Fotos
 
 
 
Institucional Notícias Sustentabilidade
Quem Somos Fale Conosco Programa Semeando o Bem
Histórico   Programa Fazenda Saudável
Missão, Visão e Valores Galerias Programa ABR
  Fotos Sistema BCI
  Vídeos  
Diretoria Legislação Publicações
     
     
 
IAS - Instituto Algodão Social
Rua Engº Edgard Prado Arze, nº 1.777, Qd 03 - Setor A, Edifício Cloves Vettorato, Centro Político Administrativo - CEP 78049-015
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil - +55 (65) 3322-0001

2012 - Todos os direitos reservados