Galerias
 
 
Quem Somos
 

O Instituto Algodão Social (IAS) é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos associados da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) com o objetivo de orientar os cotonicultores sobre a legislação trabalhista e a ambiental.

Instituições como o Ministério do Trabalho e Emprego, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Instituto Ethos contribuíram com sugestões para que a Ampa criasse uma entidade que pudesse orientar seus associados a conhecerem e implantarem as leis trabalhistas e de segurança do trabalho em suas fazendas.

Também são parceiros desde a fundação do IAS a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE/MT), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea) e a Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região/MT.

O compromisso da Ampa com a sustentabilidade levou o IAS a planejar etapas para a implantação gradativa dos pilares social, ambiental e econômico. A partir de uma avaliação inicial, o IAS pautou o seu trabalho tendo como meta a elevação do nível de conformidade legal das fazendas em relação às leis trabalhistas e às normas de segurança do trabalho.

O órgão também procura levar aos associados da Ampa informações sobre a legislação ambiental (respeito às Áreas de Preservação Permanente - APPs e de Reserva Legal, por exemplo) e estimula a implementação nas fazendas produtoras de algodão de práticas sustentáveis do ponto de vista do meio ambiente, tais como a coleta seletiva do lixo, reciclagem e cuidados com a instalação de depósitos de produtos agroquímicos. 
São objetivos do IAS:

1.  Conscientizar o produtor sobre a importância da adoção dos novos paradigmas do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social do empreendedor rural;

2.   Orientar e auxiliar o produtor no cumprimento das Normas de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho (NR 31) e Segurança em Espaços Confinados (NR 33), da CLT e da Legislação Trabalhista rural;

3.   Proporcionar segurança jurídica nas relações trabalhistas, levando o conhecimento legal a todos os associados;

4.   Democratizar os custos do processo de certificação






 
Fotos Videos
Workshop da Qualidade 2018
Jornada da Qualidade 2018
Dia de Campo 2018
Mais  Fotos
 
 
 
Institucional Notícias Sustentabilidade
Quem Somos Fale Conosco Programa Semeando o Bem
Histórico   Programa Fazenda Saudável
Missão, Visão e Valores Galerias Programa ABR
  Fotos Sistema BCI
  Vídeos  
Diretoria Legislação Publicações
     
     
 
IAS - Instituto Algodão Social
Rua Engº Edgard Prado Arze, nº 1.777, Qd 03 - Setor A, Edifício Cloves Vettorato, Centro Político Administrativo - CEP 78049-015
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil - +55 (65) 3322-0001

2012 - Todos os direitos reservados