Galerias
 
 
A A A    
Roteiro inclui evento anual da ICA
17/10/2018
 
Divulgação Abrapa

Diretores da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), entre eles, o presidente Alexandre Schenkel, estão participando da Missão Vendedores 2018, promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) na Turquia e na China, desde o dia 8 passado, em parceria com estaduais.

A Missão é uma iniciativa de marketing e prospecção de novos mercados para o algodão brasileiro, que consiste em reuniões com industriais e traders, visitas aos polos de têxteis, e eventos promovidos pela Abrapa. Nos Brazilian Cotton Days, a entidade apresenta os números da cotonicultura e os programas que vêm sendo desenvolvidos no país para incrementar a qualidade, a sustentabilidade, a rastreabilidade e a transparência nos dados de classificação instrumental de fibra, visando a reforçar a confiança dos compradores da commodity.

A agenda da comitiva brasileira começou por Kahramanmaras, na Turquia, onde o grupo se reuniu com cerca de 30 empresários turcos. A Turquia é um dos maiores importadores e consumidores de algodão no mundo. Na safra 2017/18, o país foi o quarto maior importador e o sexto maior consumidor mundial da fibra. O Brasil exporta, em média, 76,5 mil toneladas para a Turquia, o equivalente a 9,5% das importações de algodão daquele país. Para 2018/19, a Turquia deve consumir 15% a mais de algodão, com incremento previsto de 1% nas importações.

Na China, a passagem da Missão Vendedores foi dividida em três etapas. As primeiras, já cumpridas em Xangai e Qingdao, respectivamente, nos dias 11 e 12 de outubro. A segunda foi iniciada em Hong Kong, com a promoção do Brazilian Cotton Day pela Abrapa, na terça-feira (dia 16).  Hoje (quarta-feira), a comitiva brasileira participa do evento anual e do jantar de gala da International Cotton Association (ICA).  Além de Schenkel, integram o grupo mato-grossense os diretores da Ampa Alessandro Polato, André Guilherme Sucolotti, Cleto Webler, Alexandre De Marco e Guilherme Scheffer, e Fernando Maggi Scheffer, do Grupo Bom Futuro.

Na China, a comitiva brasileira visitou o Sunvim Group, maior fabricante de artigos de cama, mesa e banho chinês, que exporta para diversos mercados, principalmente, americanos e europeus. A Sunvim consome uma média de 100 mil toneladas de pluma por ano, mas ainda não compra do Brasil. A China é o maior consumidor de algodão do mundo. São, em média, 8,8 milhões de toneladas ao ano. Seu consumo cresceu em torno de 15%, da safra 2016/2017 para a 2017/2018. O país está, gradativamente, liberando os estoques que mantinha, “frutos de uma cara política de proteção da indústria nacional”, segundo o presidente da Abrapa, Arlindo Moura. Dados do ICAC apontam que essa redução foi superior a 19%. “Tudo isso, mais a divergência com os Estados Unidos, cria um cenário muito positivo para o algodão do Brasil”, afirma.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa com informações da Ass. de Imprensa da Abrapa
 
 
 
 
 
Fotos Videos
Workshop da Qualidade 2018
Jornada da Qualidade 2018
Dia de Campo 2018
Mais  Fotos
 
 
 
Institucional Notícias Sustentabilidade
Quem Somos Fale Conosco Programa Semeando o Bem
Histórico   Programa Fazenda Saudável
Missão, Visão e Valores Galerias Programa ABR
  Fotos Sistema BCI
  Vídeos  
Diretoria Legislação Publicações
     
     
 
IAS - Instituto Algodão Social
Rua Engº Edgard Prado Arze, nº 1.777, Qd 03 - Setor A, Edifício Cloves Vettorato, Centro Político Administrativo - CEP 78049-015
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil - +55 (65) 3322-0001

2012 - Todos os direitos reservados