Galerias
 
 
A A A    
Ciranda comemora 15 anos com concerto
29/03/2018
 
Assessoria de Comunicação da Ampa

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania comemorou 15 anos de vida numa noite festiva, com direito a um concerto da Orquestra Sinfônica CirandaMundo e homenagem aos mantenedores, parceiros educacionais e apoiadores da instituição, que vem transformando a vida de centenas de crianças e jovens na capital e no interior de Mato Grosso. Entre os homenageados estava a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), representada por seu atual presidente, Alexandre Pedro Schenkel.

A parceria da Ampa com o Ciranda começou em 2013, por ocasião do 9º Congresso Brasileiro do Algodão, organizado pela entidade. Desde então, a Ampa mantém apoio financeiro ao Instituto por acreditar no trabalho realizado pelo maestro Murilo Alves e sua equipe, que promove cidadania e abre novas perspectivas para crianças e adolescentes por meio da educação musical, utilizando uma metodologia própria, que visa a pratica de conjunto e a promoção da música orquestral.

Uma das “crias” do Ciranda, a clarinetista  Jessica Gubert, foi uma das estrelas da noite como solista do “Concerto para Clarineta nº 1 em Fá menor, Op. 73”, do compositor Carl Maria Von Weber.  Responsável pela coordenação pedagógica do Instituto Ciranda, Jessica iniciou seus estudos de clarineta em 2005 com Murilo Alves e, em 2017, venceu o I Concurso Solistas de Mato Grosso. É integrante do grupo ClariAr, formado por alunos e professores do Instituto Ciranda.

Essa é outra característica do Ciranda: músicos que iniciaram seus estudos no Instituto tornam-se professores de novos alunos, numa permanente ciranda musical, que gera diversas formações musicais: de pequenos grupos, como o ClariAr e o Quinteto CirandaMundo, à Orquestra Sinfônica CirandaMundo. Na noite dessa quarta-feira, vários jovens instrumentistas, de Cuiabá e de cidades como Campo Verde e Rondonópolis, juntaram-se para tocar “Parabéns pra você” e “Trenzinho do Caipira”, composição de Heitor Villa-Lobos, executada sob a regência de Murilo Alves, que responde pela presidência e coordenação geral do Instituto Ciranda.

O concerto comemorativo de quarta-feira (28 de março) teve um momento para recordar a história do Instituto Ciranda, criado em 2003, com apoio do então governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, e da secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social, Terezinha Maggi. O idealizador do projeto foi o maestro Leandro Carvalho, que também foi homenageado.

O início do concerto foi empolgante com a apresentação da abertura da peça “Guilherme Tell” de Gioachino Rossini. Em seguida, foi executada pela primeira vez a composição “Revoada”, de autoria de Bruno Avoglia, que teve como solista Lindi Mariani. Spalla da Orquestra Ciranda Mundo, Lindi estreou nessa peça um violino inteiramente construído em Mato Grosso pelo luthier capixaba Vinícius Fachinetti. O fechamento da noite aconteceu com a peça “Capricho Espanhol” de Nikolai Rimsky-Korsakov.  Realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, o concerto marcou o início da temporada 2018 do Instituto Ciranda.

Com polos de ensino em Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Campo Verde e Várzea Grande (Cristo Rei), o Instituto Ciranda consolida este ano seu programa de expansão com duas novas escolas nas comunidades de João Carro e Água Fria, em Chapada dos Guimarães.  O Instituto Ciranda – Música e Cidadania atende cerca de mil alunos, sendo que aproximadamente 350 em Cuiabá, muitos em bairros da periferia. Alguns desses grupos são atendidos graças a parcerias com instituições locais. No caso de Campo Verde (a 120 km de Cuiabá), foi criado um Núcleo Ciranda de Ensino Musical, que conta com apoio da Prefeitura Municipal e atende 430 alunos.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa
 
 
 
 
 
Fotos Videos
Workshop da Qualidade 2018
Jornada da Qualidade 2018
Dia de Campo 2018
Mais  Fotos
 
 
 
Institucional Notícias Sustentabilidade
Quem Somos Fale Conosco Programa Semeando o Bem
Histórico   Programa Fazenda Saudável
Missão, Visão e Valores Galerias Programa ABR
  Fotos Sistema BCI
  Vídeos  
Diretoria Legislação Publicações
     
     
 
IAS - Instituto Algodão Social
Rua Engº Edgard Prado Arze, nº 1.777, Qd 03 - Setor A, Edifício Cloves Vettorato, Centro Político Administrativo - CEP 78049-015
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil - +55 (65) 3322-0001

2012 - Todos os direitos reservados