Galerias
 
 
A A A    
Websérie Noticias IMAmt chega ao 4º episódio
06/12/2017
 

Os temidos nematoides são o tema do quarto episódio da websérie produzida pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt). O fitopatologista Rafael Galbieri aborda o problema que, segundo ele, causa perdas na produção na agricultura mundial de aproximadamente 12%.

A cultura do algodão é considerada altamente suscetível aos fitonematoides, que são vermes de característica microscópica que sobrevivem basicamente no solo. De acordo com Galbieri, esses vermes parasitam as plantas - sobretudo órgãos subterrâneos (raízes) -, causando má formação em seus tecidos, o que dificulta o transporte de nutrientes.

Ele fala sobre resultados de pesquisa realizada pelo IMAmt, em parceria com a Embrapa e a Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso), que indicam a incidência de nematoides em cerca de 35% das áreas de cultivo do algodoeiro em Mato Grosso. Em seguida, enfatiza a importância de se buscarem formas de controle dos nematoides.  "É importante definir o manejo correto para mitigar o problema, já que erradicar é impossível", alerta.

Esse vídeo já está disponível nos sites institucionais do IMAmt (www.imamt.com.br) e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (www.ampa.com.br), juntamente com os três primeiros episódios, que contam com a participação do entomologista Jacob Crosariol Netto e do pesquisador Edson Ricardo de Andrade Junior.

A websérie está sendo produzida pela TV1 Produtora, sob a supervisão da pesquisadora Patrícia de Andrade Vilela. O objetivo é trazer informações sobre os principais temas da cotonicultura de modo a auxiliar produtores e seus colaboradores a enfrentarem pragas e outros problemas recorrentes no dia a dia das lavouras

Clique aqui para conferir o vídeo do pesquisador Rafael Galbieri.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa
 
 
 
 
Fotos Videos
7ª Jornada de Atualização em Campo Verde
7ª Jornada de Atualização em Primavera do Leste
7ª Jornada de Atualização em Rondonópolis
Mais  Fotos
 
 
 
Institucional Notícias Sustentabilidade
Quem Somos Fale Conosco Programa Semeando o Bem
Histórico   Programa Fazenda Saudável
Missão, Visão e Valores Galerias Programa ABR
  Fotos Sistema BCI
  Vídeos  
Diretoria Legislação Publicações
     
     
 
IAS - Instituto Algodão Social
Rua Engº Edgard Prado Arze, nº 1.777, Qd 03 - Setor A, Edifício Cloves Vettorato, Centro Político Administrativo - CEP 78049-015
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil - +55 (65) 3322-0001

2012 - Todos os direitos reservados