Galerias
 
 
A A A    
Japuíra conclui novos treinamentos
13/10/2017
 

 Um grupo de 15 mulheres empenhadas em adquirir conhecimento em costura industrial acaba de concluir o treinamento em confecção de camisetas em malha oferecido pelo Projeto Japuíra, em Nortelândia (250 km ao norte de Cuiabá), em parceria com a Prefeitura Municipal. Dentre as participantes, oito são reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Nortelândia e as outras sete pertencem à comunidade local, e todas receberam o certificado de conclusão do treinamento no último dia 5.

Idealizado por Alvaro Salles, diretor executivo do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt, o Projeto Japuíra leva a possibilidade de treinamento em costura industrial a grupos formados em vários municípios de Mato Grosso, em geral com a participação da Prefeitura.

No caso de Nortelândia, segundo Jocélio Pereira, chefe do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a motivação para a inclusão das reeducandas no projeto foi qualificar essas mulheres para o mercado de trabalho, de modo que tenham oportunidades quando cumprirem suas penas. A ideia surgiu durante uma conversa entre o secretário e a diretora da cadeia feminina Adriana Silva Duarte Quinteiro. A administração do prefeito Jossimar José Fernandes decidiu então propor ao IMAmt o início de uma nova turma do Japuíra.

A parceria entre IMAmt, responsável por oferecer máquinas de costura industrial, tecidos, linhas e instrutores, e a prefeitura municipal, que se encarrega de formar a turma e conseguir um local para a realização do treinamento, tem duração de um ano.  Três meses são dedicados ao treinamento, que utiliza uma metodologia desenvolvida pelo consultor Romero Sobreira, e os nove meses restantes são destinados à produção de roupas como forma de gerar renda para os alunos.

Este ano, um grupo de 25 recuperandos da Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, também concluiu o treinamento de costura industrial em jeans (com uma complementação em malha), graças a uma parceria entre o IMAmt e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

Atualmente o treinamento em costura industrial está sendo oferecido a uma turma em Nova Brasilândia. Novos treinamentos estão programados para Pedra Preta, Nova Ubiratã e Dom Aquino, em fevereiro de 2018.

"Com essas novas parcerias, o Japuíra vai ampliando sua inserção na sociedade mato-grossense, cumprindo seu objetivo de dar novos horizontes a parcelas da população que não são beneficiadas diretamente pela produção de algodão", comenta Osmar Rodrigues, coordenador do projeto.

Cerca de 3.500 pessoas em mais de 20 municípios já foram capacitadas pelo Japuíra desde 2004. Hoje, os treinamentos são realizados com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa
 
 
 
 
Fotos Videos
7ª Jornada de Atualização em Campo Verde
7ª Jornada de Atualização em Primavera do Leste
7ª Jornada de Atualização em Rondonópolis
Mais  Fotos
 
 
 
Institucional Notícias Sustentabilidade
Quem Somos Fale Conosco Programa Semeando o Bem
Histórico   Programa Fazenda Saudável
Missão, Visão e Valores Galerias Programa ABR
  Fotos Sistema BCI
  Vídeos  
Diretoria Legislação Publicações
     
     
 
IAS - Instituto Algodão Social
Rua Engº Edgard Prado Arze, nº 1.777, Qd 03 - Setor A, Edifício Cloves Vettorato, Centro Político Administrativo - CEP 78049-015
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil - +55 (65) 3322-0001

2012 - Todos os direitos reservados